Total de visualizações de página


quarta-feira, 15 de maio de 2013

59 ANOS DA FENDER STRATO

Em 15 de Maio de 1954, há exatos 59 anos a primeira Fender Stratocaster era lançada oficialmente. Desenvolvida por Leo Fender, George Fullerton, e Freddie Tavares, a fabricante Fender assim criava seu modelo de guitarra mais famoso, e um dos mais usados, cultuados, consagrados, imitados e copiados do mundo; tendo como maior concorrente a também célebre Gibson Les Paul.
Aos longos dos anos, inúmeros guitarristas se apaixonaram pela Strato, e criaram seu estilo em cima do som estalado e elegante proporcionado por esse modelo da Fender.

Vou listar alguns dos Mestres da Strato:
JIMI HENDRIX
O "maior guitarrista de todos os tempos" tinha a Fender Strato quase como modelo único durante toda as sua carreira. Raros são fotos ou videos em que apareça Hendrix usando outro modelo.
Curta "Voodoo Child":




ERIC CLAPTON
No começo da carreira, Clapton usava excluisvamente guitarras Gibson. Após a morte de seu amigo Hendrix, em sua homenagem passou a adotar a Strato como sua preferida, e tal mudança ajudou muito a firmar seu estilo elegante, que pode ser constatado em seus belos fraseados na lindíssima balada "Bell Bottom Blues":




RITCHIE BLACKMORE
O bruxo do Deep Purple também construiu sua carreira em cima da Strato, misturando temas clássicos e medievais com Blues, Blackmore é um dos guitarristas mais influentes da história do Rock. Entenda o porquê em "Burn":




 JEFF BECK
Não há muito o que falar de Beck. Apenas tente não se emocionar com sua versão para "Nessun Dorma"




STEVIE RAY VAUGHAN
O bluseiro mais Rock and Roll ou o Rockeiro mais bluesman que já existiu? O que importa é que nunca houve e nunca haverá ninguém como Vaughan.
Confira "Texas Flood", e se arrepie:



MARK KNOPFLER
Em 1978, aparecia nas rádios do mundo um hit que tomou as paradas: "Sultans of Swing". A voz anasalada à Dylan e os incríveis e ao mesmo tempo simples fraseados de guitarra do então desconhecido Mark Knopfler fizeram os fãs da Strato se apaixonarem por um novo messias.
Deixo com vocês a versão ao vivo do disco "Alchemy":




EDDIE VAN HALEN
Também em 78, a guitarra elétrica sofria uma grande revolução, atrvés de uma Fender Strato toda "tunada" por um holandês insano. Eddie Van Halen provou que não há limites.
Delire com "Eruption":




DAVE GILMOUR
Esse é um verdadeiro estilista. Bends vindos do Céu fazem arrepiar todos os pêlos até das mais insensíveis criaturas. Duvida?
Então veja o tira teima em "Confortably Numb":




GARY MOORE
Moore era usuário quase que exclusivo das Gibson Les Paul. Mas abria exceção pra homenagear Hendrix, um de seus maiores ídolos, como nessa apresentação onde ele faz chover com uma Fender vermelha surrada no show em comemoração aos 50 anos da Strato, tocando "Red House":




YNGWIE MALMSTEEN
Tem gente que torce o nariz. Mas esse cara toca pra caralh...
Velocidade super sônica, técnica impressionante, e por que não: uma dose grande de muita marra?
"Evil Eye":



GEORGE HARRISON
Harrison usou inúmeros modelos e marcas diferentes de guitarra ao longo de sua carreira solo e com os Beatles. Mas ele também era fã da Strato, e podemos conferi-lo deslizando seu slide mágico em "Cloud Nine":

Nenhum comentário:

Postar um comentário