Total de visualizações de página


sábado, 18 de maio de 2013

15/05/2013 - ANTHRAX & TESTAMENT no HSBC Brasil (SP) - Por Hugo Freitas

Mais uma vez tenho aqui no Blog a colaboração de Hugo Freitas, que ao lado de Nando Sierpe formam a primeira dupla de headbangers que conheci; os verdadeiros Beavis & Butt-head. E os dois foram pra Sampa pra conferir o showzaço de Anthrax e Testament, duas das maiores bandas de Trash Metal de todos os tempos.
O concerto do Anthrax – perene banda integrante do “Big Four” (formado pelas quatro bandas mais cultuadas do Thrash Metal: Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax) –, na casa de shows HSBC Brasil (zona sul de São Paulo), no dia 15/05/2013, deixou os fãs orgulhosos e satisfeitos. Para os fãs mais jovens do Metal, foi uma noite de muito aprendizado, sem dúvidas; e para os admiradores mais antigos, onde eu me incluo, esse show despertou toda a paixão pelo Anthrax, relembrando os clássicos que marcaram a trajetória da banda, criada em 1981.
 Foi a quarta passagem da lendária banda pelo Brasil, embora eu só tenha assistido o show do ano passado (2012), na Fundição Progresso (Lapa, Rio de Janeiro), que me deixou pasmado e preparado para uma nova oportunidade quando regressassem ao país. Valeu todo o esforço viajar para São Paulo e fazer a gravação de vídeo (postada no YouTube) de uma das maiores bandas da história do Metal. O grupo, liderado pelo guitarrista Scott Ian, veio dessa vez com a formação quase completa, pois com a saída de Bob Caggiaro da banda, Jon Donais tornou-se o novo guitarrista solo da banda (não sabemos se é pra valer ou se é temporário), mas o restante da formação foi a clássica: Frank Bello (baixo), Charlie Benante (bateria) e Joey Belladonna (vocal). Fizeram questão de homenagear com bandeiras no palco dois deuses do Metal, já falecidos, representando os semblantes do ex-guitarrista do Pantera, Dimebag Darrell (morto em 2004), e do vocalista Ronnie James Dio (falecido há exatos três anos).
Quem abriu o espetáculo foi o Testament – quinteto da mesma escola oitentista do Thrash Metal norte-americano, que tocou um excelente setlist revezando canções antigas e conhecidas, como "Practice What you Preach", "D.N.R. (Do Not Resuscitate)" e "The New Order", com músicas mais recentes, como "Dark Roots of The Earth" e "Rise Up". Com a formação clássica (e isso foi muito bom de ver), incluindo o vocalista carismático e extremamente competente, Chuck Billy, o Testament prometeu voltar mesmo se não for para outro show, mas sim para assistir à Copa do Mundo de 2014, a ser disputada no Brasil. Veremos...
 Já o Anthrax entrou no palco às 22h50, dando início a um setlist monstruoso com o Lado A do álbum clássico "Among The Living" (1987), balançando a plateia com um som pesado de muita qualidade. Um dos pontos altos da noite foi a versão de "TNT", do AC/DC, que fica muito bem na voz de Belladonna; antes do início da mesma, chegou a citar os australianos como “a melhor banda do mundo”. Bastante despojado e comunicativo, o vocalista corria pelo palco e pegou emprestada uma das câmeras da equipe de filmagem do local três vezes. Belladonna ainda ganhou uma bandeira do Brasil vinda da plateia e pendurou-a abaixo da bateria de Charlie Benante. O frontman também quis incitar a plateia, chamando-a de “crazy mutherfuckers”, mas esta não atendeu aos seus pedidos para criar um moshpit maior (talvez pela impossibilidade promovida pela área vip). Tocaram ainda músicas novas como "In The End" e "Fight ‘Em ‘Til You Can’t", e clássicos como "Indians" e "Medusa".
Depois de uma breve pausa, um belo solo de bateria levantou os presentes, seguindo daí a famosa introdução da antológica "Raining Blood", clássico de 1986 do Slayer (em homenagem ao recém-falecido guitarrista Jeff Hanneman), após o bis iniciado por "I’m the Man". "Madhouse" foi outro dos sucessos lembrados e, para fechar, a mais pedida da noite: Antisocial. Estas últimas duas cantadas pela maioria dos “headbangers”, que entupiam todos os espaços do HSBC Brasil. Na saída, e mesmo com todos os aplausos, ainda foi possível Scott Ian dizendo “Nunca deixem de adorar a música”, depois de prometer um novo álbum da banda e dizer ser um privilégio tocar no Brasil.
 * Setlist – Testament:
1. Rise Up
2. More Than Meets the Eye
3. Native Blood
4. Dark Roots of Earth
5. True American Hate
6. Into the Pit
7. Practice What You Preach
8. The New Order
9. Over the Wall
10. The Haunting
11. D.N.R. (Do Not Resuscitate)
12. 3 Days in Darkness
13. The Formation of Damnation
* Setlist – Anthrax:
1. Among the Living
2. Caught in a Mosh
3. Efilnikufesin (N.F.L.)
4. Fight 'Em 'Til You Can't
5. March of the S.O.D. (Stormtroopers of Death cover)
 6. Hymn 1 / In The End
 7. T.N.T (AC/DC cover)
8. Indians
9. Medusa
10. Got the Time (Joe Jackson cover)
11. I Am the Law
12. I’m the Man / Raining Blood (Slayer cover)
13. Madhouse
14. Antisocial (Trust cover)
Hugo Freitas também tirou todas as fotos, e ainda filmou o show todo do Anthrax, e disponibilizou cada música no Youtube, e pode ser visto no link abaixo:
http://www.youtube.com/playlist?list=PLTockOwRqQhBBdgFcM1gIXFaaSFbUfrE2

Nenhum comentário:

Postar um comentário