Total de visualizações de página


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

TOP 10 DAS BALADAS HARD/HEAVY

Fazia tempo que eu não fazia listas aqui no Blog....

O auge das baladas Hard/heavy aconteceu na metade dos anos 80, quando bandas de Hard Rock como Whitesnake, Scorpions e Def Leppard ocupavam as primeiras posições nas paradas em todo mundo.
Em cada álbum, eles colocavam pelo menos uma música com andamento lento, letras açucaradas beirando a cafonice, e solos de guitarra rasgantes.
Os videoclipes também tinham papel importante, sempre com uma gostosa fazendo dancinhas sensuais, e o vocalista galã com aquela cara de sofredor, no maior estilo canastrão. Atração a parte são os figurinos e os cabelos (ou perucas?) que se alternam entre os permanentes gigantes ou os superalisados.
Dá até uma certa vergonha em dizer que gosta, mas atire a primeira pedra quem nunca curtiu uma fossa ao som de "Is This Love?", ou nunca foi flagrado cantando no chuveiro "Forever", ou quem nunca saiu pela rua assubiando "Patience".
Então esqueço o preconceito e aprecie sem medo o Top 10 das Baladas Heavy/Rock que criei.
Critérios adotados?
Ah! Meu gosto pessoal e minha memória afetiva.
Humm... Acho que estou queimando meu filme de graça...

1 - STILL LOVING YOU - SCORPIONS
Foi uma das músicas mais marcantes da primeira edição do Rock In Rio. Todo o metaleiro que se preza fica arrepiando logo na introdução.
 ...


2 - IS THIS LOVE? - WHITESNAKE
"Isso é amor o que estou sentido? /Esse é o amor que eu estive procurando? Isso é amor ou eu estou sonhando? Isso tem que ser amor!". OK? Uma letra dessas podia ser cantada tranquilamente por Zezé di Camargo ∓ Luciano.
Mas apesar de Coverdale exagerar na sacarina e na cafonice das letras, a melodia e a sua voz fazem toda diferença. E ainda tem a totosa da Tawny Kitaen (que depois seria Sra. Coverdale) para enfeitar o clipe com suas dancinhas com um vestidinho branco indefectível.




3 - FOREVER - KISS
Da fase sem máscaras da banda, essa baladinha embalou muitos casais no fim dos anos 80 e começo dos 90. E ainda foi tema de comercial de cigarro: "Hollywood!!!... O Sucesso!!!"



4 - LOVE WALKS IN - VAN HALEN
Esse video msotra um dos momentos raros na carreira do Van Halen: o mito da guitarra Eddie Van Halen tocando teclados, enquanto o grande vocalista Sammy Hagar manda muito bem nos solos de guitarra.



5- DREAM ON - AEROSMITH
O Aerosmith possui uma vasta coleção de baladas de sucesso. E essa é seu primeiro hit no gênero, e também é um dos precursores nas baladas Hard/Heavy. Nesse video a banda se apresenta ao lado da Orquestra de Boston



6 - TAKE ME FOR A LITTLE WHILE - COVERDALE - PAGE
Com certeza a menos conhecida da minha lista. Essa linda balada foi tirada do excelente CD do projeto que uniu duas lendas, o guitarrista Jimmy Page e o vocalista David Coverdale, lançado em 1993.



7 - PATIENCE - GUNS N'ROSES
Esse assobio todo mundo conhece... Baladinha acústica da época que Axl Rose sabia cantar.



8 - LOVE BITES - DEF LEPPARD
Não conhece essa? Com certeza a canção vai te soar familiar quando apertar "play" no video. Sim! É essa mesmo: "Eu não quero tocar em você, oh Baby!". A banda PopRockBrega Yahoo fez uma versão em português que é quase uma tradução ao pé da letra.



9 - IN A DARKENED ROOM - SKID ROW
No início dos Anos 90, se você tocava em uma bandinha de Rock e quisesse pegar alguma menina da platéia era só tocar essa música. Infalível



10 - MILES AWAY - WINGER
Confesso: essa é a única música que eu conheço do Winger. Mas lembro dela direitinho da propaganda do Hollywood

4 comentários:

  1. Hum, pro Aerosmith podia fazer um Top 50 só com músicas deles, né? Acho que prefiro November Rain ou invés de Patience... Não? Que tal I remember you pro Skid Row?

    ;)

    ResponderExcluir
  2. pode crer, Mell!!!
    Dava pra fazer uma lista só com Aerosmith.
    Eu gosto de "November Rain" mas acho superprodução demais, muito over.
    Preferi "Patience" que é mais simplesinha.
    "I Remember You" tb é legal, mas eu não tinha nenhuma história pra contar sobre ela, ao contrário de "IN A DARKENED ROOM "
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Dessas, a que eu mais gosto é Dream On. Mas a Is this Love (que eu nem sabia quem cantava) é linda também. E não acho que seja cafona. É apenas uma música de amor, simples e bela, como o amor.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Cadê i live my Life for you do firehouse? E pode acrescentar the deep the Love do Whitesnake e Angel do Aerosmith. Assim como Always do Bon jovi.

    ResponderExcluir