Total de visualizações de página


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

OS 20 MELHORES CDS DE 2012 - Na minha opinião....

Dos CDs que eu ouvi e que foram lançados em 2012, esses são os que mais gostei:
1- RUSH - CLOKWORK ANGELS
O trio canadense lançou em 2012 o melhor disco da carreira desde "Counterparts" de 1993. É torcer pra que a banda passe com sua nova tour pelo Brasil em 2013. Bem que o Medina podia dar uma forcinha...


2- BLACK COUNTRY COMMUNION - AFTERGLOW
O terceiro do Black Country é um discaço. Mas infelizmente parece que a banda acabou por desentendimentos entre Glen Hughes que queria que todos os integrantes tivessem o trabalho do grupo como prioridade, e Joe Bonamassa que prefere priorizar a carreira solo.
Lamentavelmente o CD ainda não está a venda no Brasil.


3- RIVAL SONS - HEAD DOWN
Conheci o Rival Sons ano passado e fiquei chapado ouvindo o álbum "Pressure & Time". Em "Head Down" eles comprovam que o Rock and Roll ainda tem salvação, mergulhando fundo na sonoridade setentista. Destaque para o excelente vocalista Jay Buchanan e para Mike Miley, um baterista que toca simples mas com uma pegada aninalesca.
Outro CD que ainda não está a venda no Brasil.


4- VAN HALEN - A DIFFERENT KIND OF THRUTH
Com a ajuda do garoto Wolfgang, os velinhos do Van Halen estão botando pra quebrar. Confira a resenha que escrevi sobre o álbum.


 5- SOUNGARDEN - KING ANIMAL
A volta do Soundgarden por si só já é uma grande notícia. E depois da hibernação a banda veio com sonoridades bem variadas, rola até uma batida de baião em "A Thousand Days Before". Se você não acredita procura no youtube...

  
6- NORAH JONES - ...LITTLE BROKEN HEARTS
Cada vez mais longe da sonoridade do Jazz, e cada vez mais Pop Rock, Norah Jones continua encantando com suas melodias açucaradas, e o com seu jeitinho charmoso e preguiçoso de cantar.


7- JOSS STONE - THE SOUL SESSIONS VOL2
A inglesinha de voz poderosa volta a fórmula do seu disco de estréia, resgatando pérolas e lados B da Soul, provando mais uma vez que está a anos luz das cantoras de sua geração. A crítica torceu o nariz pra variar...


8- JOE BONAMASSA - DRIVING TOWARDS THE DAYLIGHT
Este é o motivo da discórdia no Black Country Communion. Bonamassa lançou em 2012 mas um excelente disco. Pessoalmente eu preferiria que ele se dedicasse a sua super banda. Mas empresários são geralmente os culpados pelos términos dos grandes grupos, aí inventam uma Yoko Ono pra pagar o pato.


9- HERBERT VIANNA - VICTORIA
Herbert mergulha fundo em suas antigas composições, a maioria inéditas em sua voz, mas quase todas já conhecidas pelo grande público. Simples e belo, provando que em muitos casos "menos é mais".

  
10- AEROSMITH - MUSIC FROM ANOTHER DIMENSION
Depois de 11 anos sem lançar um CD com inéditas, os veteranos do Aerosmith mostram que ainda são mestres em fazer Rock do bom.


11- DJAVAN - RUA DOS AMORES
Outro veterano que volta em grande estilo. Para deleite dos amantes dos bons sons, Djavan remontou sua antiga banda, com feras como o baterista Carlos Bala e o baixista Marcelo Mariano.



12- SLASH - APOCALYPTIC LOVE
Com o bom vocalista Myles Kennedy, Slash lança seu segundo disco solo. Axl Rose deve estar se rasgando de inveja...


13- PAUL MCCARTNEY - KISSE ON THE BOTTOM
Mergulhando nas canções que o influenciaram, quando Paul ainda nem sonhava em ser um beatle, ele garimpa standards do Jazz não muito conhecidos. Mas o destaque fica mesmo para a autoral "My Valentine". Confira a resenha que escrevi sobre o álbum.


14- MUSE - THE 2ND LAW
Das bandas de sua geração essa é a que eu mais respeito; sobretudo pela originalidade. E essa é justamente a maior qualidade desse álbum.


15- THE DARKNESS - HOT CAKES
Mas uma banda que volta em boa hora. Rock and Roll e diversão na medida certa. Pra quem não sabe, eles abriram os shows da Lady Gaga no Brasil. Espero que voltem em breve.


16- TITÃS - CABEÇA DINOSSAURO AO VIVO
Esse só não está em posição melhor porque é covardia. Trata-se da gravação dos Titãs, hoje reduzidos ao quinteto, executando ao vivo na íntegra o que considero o melhor disco do Rock nacional. Foi também lançado em DVD.


17 - LOBÃO - LINO, SEXY & BRUTAL
Pelo mesmo motivo do anterior, o coloco nas últimas posições. Lobão faz um apanhado geral de sua carreira, tocando com muita fúria e peso. O Velho Lobo mostra a garotada como se faz...
Também lançado em DVD.



E AGORA OS HOUR CONCOURS...
Lançamentos de gravações ao vivo de verdadeiros tesouros
* LED ZEPPELIN - CELEBRATION DAY
Registro da histórica reunião dos membros remanescentes do Led Zeppelin em 2007 em Londres. Confira a resenha que escrevi sobre a exibição do show no cinema.
Também lançado em DVD e Blu-Ray.


* GARY MOORE - BLUES FOR JIMI
Outro show de 2007 que também aconteceu em Londres, foi lançado em 2012 em CD e DVD. O saudoso Gary Moore faz um show inteiro em tributo a Jimi Hendrix. É de arrepiar. Quando achamos que a emoção não poderia ficar maior, dois convidados especiais são anunciados: o baterista Mitch Mitchell e o baixista Billy Cox, ambos foram membros das bandas que acompanharam Hendrix nos anos 60.


* CÁSSIA ELLER - DO LADO AVESSO
Mais um documento histórico. Registro do show de 2001, onde Cássia participa do projeto "Luz do Solo". Sozinha no palco, acompanhada apenas de seus violões, Eller brilha intensamente. Disponível em CD e DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário