Total de visualizações de página


sábado, 6 de outubro de 2012

50 ANOS DE "LOVE ME DO"/"P.S. I LOVE YOU" - O PRIMEIRO DISCO DOS BEATLES

Ontem, dia 5 de outubro, foram completados 50 anos do lançamento do primeiro single dos Beatles, "Love Me Do" / "P.S. I Love You", lançado na Inglaterra em 1962. Para muitos, esse é o marco zero da Beatlemania.
O single chegou ao 17º lugar no Reino Unido. Nos Estados Unidos foi lançado apenas em abril de 1964, atingindo o primeiro lugar em maio do mesmo ano.
"Love Me Do" é uma das primeiras parcerias de Lennon e McCartney, composta quando ainda eram adolescentes, feita para Iris Caldwell, namorada de Paul na época.
Foi a primeira composição própria a entrar no setlist dos shows dos Beatles nas apresentações em Liverpool e Hamburgo.
A letra é extremamente ingênua e simples, assim como o arranjo. O destaque é a gaita cromática tocada por John Lennon. Na gravação, como John não conseguiu cantar o verso “Love me do” que vinha antes da entrada da gaita, George Martin pediu que Paul cantasse o verso. McCartney alega que sua voz está tremida por nervosismo, já que não tinham ensaiado antes.
"Love Me Do" tem uma curiosidade interessante: é a única música dos Beatles gravada por três bateristas. Na audição com o selo Parlophone, da EMI, em 6 de junho de 1962, Pete Best era o baterista. Na sessão de gravação, em 4 de setembro, Ringo Starr já ocupava o posto. O produtor George Martin não gostou da gravação de Ringo, o motivo seria o fato de que o  baterista acelerava o ritmo no refrão. No dia 11 de setembro os Beatles voltaram ao estudio em Abbey Road para gravar uma segunda versão com o baterista profissional Andy White, com Ringo marcando o temp com uma pandeirola. Andy ganhou apenas a tabela do sindicato, 5 libras e 15 shillings pelo trabalho.
Todas as três versões foram lançadas. A de Pete Best pode ser ouvida no primeiro volume do CD "Anthology" (1995). A de Ringo, nas primeiras prensagens do single na Inglaterra e no primeiro volume da coletânea Past Masters . A de Andy, aparece nas prensagens posteriores do single e no primeiro álbum, "Please Please Me", lançado em 1963.


O lado B do compacto, "P.S. I Love You", foi composta por Paul McCartney em 1961 na Alemanha. Foi gravada no dia 11, também com White na bateria e Ringo nas maracas. Os Beatles chegaram  a cogitaram para ser o Lado A. Também concordaria, pois a canção é muito melhor do que "Love Me Do", mas a idéia foi deixada de lado ao descobreirem que já existia uma canção com o mesmo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário