Total de visualizações de página


sexta-feira, 25 de maio de 2012

50 ANOS DE ROLLING STONES


Há exatos 50 anos, no dia 25 de maio de 1962, os Rolling Stones fizeram seu primeiro ensaio em Londres. Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones e Ian Stewart se reuniram pela primeira vez para fazer um som, sob forte influênciaque do Blues de Muddy Waters e John Lee Hooker, e do recém-nascido Rock And Roll de Chuck Berry e Little Rcihard.
O falecido tecladista Ian Stewart, apesar de estar com o grupo desde o início, de ter tocado com os Stones por várias décadas, e de ter grande influência na sonoridade e nos arranjos, nunca foi um membro oficial da banda.
O primeiro show, já com o baterista Charlie Watts e o baixista Bill Wyman, aconteceu em 12 de julho de 1962, já batizados de Rolling Stones. O nome foi escolhido por Brian Jones, baseado numa canção do bluesman Muddy Waters.

Houve muita especulação sobre uma turnê mundial em comemoração aos 50 anos dos Stones, inclusive com a presença dos ex integrantes Bill Wyman e do guitarrista Mick Taylor (substituto de Brian Jones, que posteriormente deu lugar a Ron Wood). Mas parece que a irritação de Mick Jagger com o que Keith Richards escreveu em sua autobiografia sobre o vocalista, azedou as negociações. É esperar pra ver no que vai dar.
Os Stones não estão na minha lista das "minhas 10 bandas preferidas". Mas aprendi desde molequinho, com meu pai, a curtir o seu Rock básico e cheio de balanço.
Como escreveu a Mell no post anterior: "Tem que respeitar.". 50 anos de sucesso não é pra qualquer um.
Ok, Eu sei que é só Rock and Roll, mas eu gosto (pra cacete!).
Deixo vocês com a minha preferida dos Stones: "Honk Tonk Women".
Prestem atenção na bateria: forte, pesada, simples e direta. Coisa de mestre. E o cowbell da introdução, faz toda diferença. Quando eu era criança meu pai dizia que era o Mick Jagger batendo num penico.

2 comentários:

  1. Vamos ver no que vai dar né? Espero que essa turnê mundial se concretize , seria um grande presente para todos os fãs. Afinal 50 anos de Rolling Stones merece uma comemoração muito mais que especial
    Alessandra Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      seria um presente mesmo. Mas parece que não vai rolar, pelo menos nesse ano.
      Bjo

      Excluir