Total de visualizações de página


segunda-feira, 9 de abril de 2012

BÁSICO INSTINTO - LOIRAS & ROCK AND ROLL

No sábado fiz um post que noticiava uma nova superbanda formada por Charles Gavin (ex baterista dos Titãs), Dado Villa Lobos (ex guitarrista da Legião Urbana), Dé (baixista dos 7 primeiros discos do Barão Vermelho) e Toni Platão (ex vocalista do Hojerizah), confira aqui.
Mas não é a primeira vez que Charles, Dado e Dé tocam juntos na mesma banda. Isso aconteceu em 1993, quando os três fizeram parte do projeto/banda/livro/disco/show "Básico Instinto", liderados pelo multimidia Fausto Fawcett. O baterista original era João Barone, mas Charles o substituiu em parte da turnê. Completavam a banda, os músicos Ary Dias (percussão), Carlos Laufer (guitarra e vocais), Katia Bronstein (vocais), e as dançarinas Gisele, Luiza, Marinara Costa e Regininha Poltergeist.
Inspirado por Sharon Stone, Fausto escreveu o livro "Básico Istinto", que exaltava a sensualidade, o poder e o veneno das loiras. Mais tarde, surgiu o álbum (foto ao lado) com canções em parceria com Carlos Laufer.
O disco originou o show que foi sucesso total, com uma banda só de feras, com arranjos que aliavam o peso do Rock com o suíngue do Samba e do Funk de mestres como James Brown. Somado a isso, deliciosas dançarinas, que em trajes mínimos, faziam provocantes coreografias. Cada musa tinha sua música, que era batizada com seu nome. Na mesma época, o "Básico Instinto" virou um programa de televisão semanal na Bandeirantes, que infelizmente não durou muito.
Fausto Fawcett foi o responsável por popularizar os símbolos sexuais Marinara e Regininha Poltergeist, que mais tarde ganhariam as capas da Playboy e Sexy.
Regininha era a Musa-mór dos meus sonhos de adolescente. Ela já tinha trabalhado com Fausto no projeto-show "Santa Clara Poltergeist", onde a Reginha do Méier fazia o papel de uma santa com o poder de curar as pessoas por meio do sexo. Assim a loira ganhava o novo sobrenome que carregaria por toda sua carreira. Nas próximas décadas ela cairia no ostracismo, tentando carreira como atriz e cantora, até voltar a mídia em 2007, assinando contrato com a produtora de filmes eróticos Brasileirinhas, realizando quatro produções.
Atualmente, assim como Marinara Costa, Regininha tornou-se evangélica e decidiu mudar de vida. As duas tiveram relacionamentos com o apresentador e jornalista esportivo Fernando Vanucci, e viveram várias confusões por conta disso.
Mas voltando ao Básico Instinto... Fausto Fawcett é uma prova de que é possível existir música com conotação 100% sexual com letras inteligentes e de qualidade. Sim, ele usava as gostosas pra promover seu som, mas sua música não era vazia e vulgar.
O Axé e o Funk carioca têm muito o que aprender com Fausto Fawcett e suas loiras deliciosas.

Pra relembrar, a participação do Básico Instinto em 1993 no Programa Livre, que era apresentado pelo grande Serginho Groisman no SBT. O primeiro video é "Marinara, Explode Coração":
A segunda parte é a vez da loira Poltergeist em "Amém, Regininha". Amém!:
Reparem que Serginho no fim do video, parabeniza o Vasco da Gama pelo Bicampeonato Carioca, que depois viraria Tri no ano seguinte.
(Esse último comentário é só pra constar....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário