Total de visualizações de página


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

OS 10 MELHORES DISCOS DE HARD ROCK


1- HOUSE OF THE HOLY - Led Zeppelin (1973)
Disco foda! leia mais detalhes na terceira postagem do Blog



2- IV - Led Zeppelin (1971)
Se deixar eu faço uma lista inteira com os discos do Led. Mas esse realmente arrebenta. Na abertura temos "Black Dog" que é a melhor perfomance em estúdio de Robert Plant; além disso tem um dos riffs mais loucos que já ouvi. "Rock and Roll" temos um Bonham destruidor. "The Battle Of Evermore" acústica com um clima bem oriental. "Stairway To Heaven" é a obra-prima da banda (danem-se os que pensam o contrário). " Misty Mountain Hop" é um rockão bem ao estilo zeppeliano. "Four Sticks" e "Going To California" com violões e bandolins trazem de volta o clima do disco anterior. E fechando " When The Levee Breaks" aonde Bonham nos brinda com uma maravilhosa levada de bateria.



3- MACHINE HEAD - Deep Purple (1972)
Resumindo, o Deep Purple com a sua formação mais clássica grava um disco num hotel da Suiça em que todas as músicas viraram clássicos eternos do Rock. Todas mesmo: "Highway Star", "Smoke On The Water", "Never Before", "Maybe I'm a Leo", " Pictures of Home", "Lazy" e "Space Truckin’"



4- BURN - Deep Purple (1974)
Com a saída de Ian Gillan e Roger Glover, todos achavam que era o fim do Deep Purple. Mas os novatos David Coverdale (Vocais) e Glen Hughes (baixo e vocais) deram sangue novo e deram outra direção pra banda. O destaque foi que os dois dividiam os vocais, formando uma dupla arrasadora.
Com músicas excelentes como "Burn" (um dos meus riffs favoritos), "Might Just Take Your Life", "You Fool No One", "Mistreated" chegaram novamente ao topo, gravando um dos melhores discos da história.



5- HIGHWAY TO HELL - AC/DC (1979)
Esse era um dos meus discos preferidos quando tinha 5 anos de idade; e continua sendo até hoje...
Os irmãos Angus e Malcolm Young estavam inspiradíssimos e comporam alguns dos maiores riffs da história do Rock: " Highway to Hell", "Beating Around the Bush", "Get It Hot", " Night Prowler" e "Shot Down in Flames" (a minha preferida).
A nota triste é que esse foi o último disco gravado pelo grande vocalista Bon Scott.



6- BACK IN BLACK - AC/DC (1980)
Depois da morte do vocalista Bon Scott, a banda volta de luto, mas fazendo muito barulho, nesse maravilhoso disco. O estrenate Brian Johnson mostra que também sabe gritar em petardos como "Back In Black", "Rock & Roll Ain’t Noise Pollution", "Hells Bells", e "You Shook Me All Night Long". Se você gosta de rock é obrigado a tê-lo em sua coleção.



7- LONG LIVE ROCK'N'ROLL - Rainbow (1978)
Contando com 3 verdadeiros mestres, Ritchie Blackmore (guitarra), Cozy Powell (bateria) e Ronnie James Dio (vocal), o Rainbow é uma das superbandas do Rock.
E nesse quarto disco do grupo, e o último a contar com Dio, eles realmente dão longa vida ao Rock'n'Roll. A faixa-título é um dos maiores hinos de louvação ao estilo.
O disco inteiro é muito bom, destaque para "Gates Of Babylon", "Kill The King" e "Rainbow Yes".



8- APPETITE FOR DESTRUCTION - Guns N'Roses (1987)
Usando o visual, o som e referências dos anos 70, e sob forte influência de grandes bandas como Led Zeppelin, AC/DC e Aerosmith; em 1987 o Guns N'Roses grava seu primeiro disco.
Com um vocalista carismático e de voz potente fazendo dupla com um guitarrista de feelling e criador de solos que grudam no ouvido, eles logo conquistaram uma legião de fãs.
Na verdade, eu considero esse o primeiro e último bom disco da banda.



9- COVERDALE PAGE - Jimmy Page & David Coverdale (1992)
Excelente disco, e me redime por não ter colocado nenhum álbum do Whitesnake na lista.
Uma das melhores perfomances vocais de Coverdale em estúdio. Além disso tem músicas excelentes: "Shake My Tree" (grande riff) que abre o disco, "Take Me for a Little While" (linda balada), "Pride and Joy" (Led Zeppelin puro), "Take a Look at Yourself".



10- VAN HALEN - Van Halen (1978)
Olha, foi difícil escolher enter os discos do Van Halen aquele que eu mais gosto. "Balance", "F.U.C.K.", "1984", "5150". Acabei escolhendo o primeiro disco dos irmãos Van Halen e Cia.
Em "Eruption" Eddie Van Halen mostra que veio ao cenário pra marcar história. E ainda tem pelo menos dois grandes clássicos: "Runnin' With the Devil" e "Ain't Talkin' 'bout Love". Além do cover do Kinks "You Really Got Me".

4 comentários:

  1. van halen em 10?pra mim ele ganha de todos dessa lista.mas alista ta muito boa,acho q eu tiraria o burn e botaria black sabbath em 1 ou 2.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anonimo,
    Adoro Black Sabbath, não o coloquei na lista porque não o considero Hard Rock e sim Heavy Metal tradicional.
    Gosto muito de Van Halen, mas acho que eles estão num patamar abaixo de Led Zeppelin, Deep Purple e AC/DC.
    Mas opinião é opinião, e cada um tem a sua.
    Obrigado por deixar a sua aqui.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Show véio...acho que o rock precisa se atualizar...o som é o melhor mas acho os fãs de rock os mais idiotas (em sua maioria), não aceitam nem ouvir as musicas de outros tipos...tenho 14 anos toco guitarra e vou mudar isso...

    ResponderExcluir